Prezados Leitores,
Podemos dizer que as operadoras de cartões de crédito e de um modo geral, as instituições financeiras é um dos setores que mais investem em tecnologia para garantir a segurança das informações, o famoso “pilar da segurança” (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade).
Em termos de evolução podemos listar vários itens, mas vou resumir e citar apenas dois:
1º Intensificação da conscientização em massa das boas práticas de utilização de seu cartão (campanhas nas mídias: TV, Internet,Jornal, Revistas, Correios e etc.)
2º Autenticação com mais de um fator onde além da senha, algo que você conhece, temos também, por exemplo, o Token (dispositivo eletrônico gerador de senhas) ou Biometria (autenticação através da mão, dedo, olhos, face), que é algo que você possui.
Estas ações ajudam sem dúvidas na redução dos vários riscos que estamos sujeitos quando utilizamos o dinheiro de plástico (cartões).
Porém, quando tratamos de segurança da informação, sabemos que os pequenos detalhes não observados representam uma porta de entrada para “ladrões” de dados.
Mas à que detalhe me refiro:
1º Cartões de crédito:
Como o objetivo aqui não é escrever sobre esta ou aquela instituição, mas sim conscientizar sobre, vou focar o assunto no problema e não na origem.
O fato é que algumas das mais comuns orientações com relação ao uso de cartões de crédito são:
a- “Não divulgue o número de seu cartão para desconhecidos”
b- “Não informe este número em sites de origem duvidosa”
c- “Não forneça o cartão para o garçom sem estar por perto”
A partir daí que surgem as perguntas:
Por que algumas operadoras insistem em enviar o extrato da fatura do cartão de crédito com o número do cartão impresso? Até mesmo depois de o cliente optar por não receber.
Por que uma mesma operadora possui um procedimento correto para uma linha de cartão e para outra linha não?
Por que não adianta entrar em contato com a central de relacionamento?
Não é possível que as operadoras não saibam que os clientes tem conhecimento do número do cartão e que a ninguém mais interessa saber, como por exemplo no caso de extravio da correspondência.
2º Cartões de Refeição
Usuários de cartões (Ticket) refeição estão totalmente desprovidos de segurança.
Não é raro ouvir casos (eu mesmo conheço amigos) que tiveram seu cartão clonado, facilitado é claro pela falta de segurança em algumas operadoras.
Basta ter o número do cartão (nada difícil de obter), e acessar o site para obter o extrato e saldo do cartão. (Como estamos falando em cartão de alimentação, isso é que podemos considerar um verdadeiro prato cheio para os oportunistas de plantão).
Antes que me esqueça, tem alguns estabelecimentos que no lugar de imprimir o comprovante com o valor pago e saldo, apenas exibe este valor no display do equipamento.
Este procedimento é claro, deixa à mostra o quanto você tem de saldo para as pessoas que estão na fila atrás de você, ótimo exemplo de confidencialidade, concordam?
Tudo bem, na maioria dos casos a operadora reembolsa o valor em caso de clonagem, mas não é estranho conviver com este prejuízo?
Obrigado e até breve.