quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Telefônica fecha parceria com a Mastercard para pagamentos móveis!


 

Prezados Leitores,

Por mais que as Empresas fornecedoras desta aplicação afirmam ser seguro, com certeza teremos o fator "risco" aumentado, quando se trata de segurança da informação!

Veja a matéria no link abaixo:

Telefônica fecha parceria com a Mastercard para pagamentos móveis

Seis dicas para tomar cuidado com as compras on-line

 

Seis dicas para tomar cuidado com as compras on-line

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Consulta de Status (dashboard) dos Serviços da Google

Prezados Leitores,

Na data de hoje 26/11/2012, alguns internautas perceberam que não era possível acessar os serviços da Google, como os de busca, GMail entre outros, por aproximadamente 1 hora.

A Google disse não ter encontrado problemas até porque não foram todos os usuários que observou esta instabilidade - Eu mesmo não tive nenhum problema de acesso.

Aproveitando, deixo aqui uma dica que talvez nem todos saibam sobre como verificar o status dos serviços da Google.

Basta acessar o link abaixo:

Google AppsStatus

E você terá uma tela com semáforos dos serviços - dashboard - conforme ilustra a imagem abaixo:

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os sete mitos sobre o profissional de TI

Por Dave Willmer:

A evolução do setor levou à criação de um comportamento padrão, mas que nem sempre deve ser seguido por quem busca o sucesso na carreira.

As peculiaridades do mercado de tecnologia impactaram diretamente nos requisitos para quem atua no setor. Assim, o que se vê hoje é que quem opta pela carreira em TI está sujeito a algumas regras e comportamentos que nem sempre são encontrados em outros departamentos.

A adesão cega a esse comportamento padrão de TI, no entanto, pode ser bastante prejudicial para os profissionais. A seguir, acompanhe sete mitos a respeito da carreira em tecnologia, que precisam ser quebrados pelo bem do setor:

1 – Trabalhar longas horas é sinônimo de sucesso. Trabalho duro representa um pré-requisito para a maioria das posições de TI, mas isso não é medido em horas no escritório. Uma agenda muito ocupada e extensa pode acabar afetando a produtividade, por conta da exaustão do profissional. Além disso, trabalhar até muito tarde todos os dias pode passar a impressão de que o profissional falha ao gerenciar seu próprio tempo.

Se as horas diárias de trabalho não são suficientes para cumprir com todas as atividades, o profissional precisa conversar com seu supervisor para estudar prioridades de projetos, delegar tarefas ou solicitar mais recursos para a companhia.

2 – Busque a especialização. O departamento de TI sempre precisará de especialistas em certas tecnologias, mas ser bem-sucedido no cenário atual requer a habilidade de expandir o escopo de atuação de acordo com as necessidades da empresa.

Com isso, o profissional não pode desperdiçar oportunidades de atuar em projetos ou em áreas que ajudem a ampliar suas competências. Ao demonstrar o comprometimento com a busca de novas habilidades, o profissional ganha mais chances de crescer na companhia.

3 – Agarre qualquer nova responsabilidade. A atitude do profissional que diz saber fazer de tudo não vai ajudar em nada se ele se responsabilizar por algum trabalho que não pode fazer. Quando alguém se voluntaria para projetos que se estão além das suas habilidades podem criar dores de cabeça para todo o departamento.

Em cada caso, o profissional deve ser perguntar se tem o que é necessário para executar o projeto. Em algumas situações, faz mais sentido ter um papel coadjuvante e aproveitar para ganhar aprendizado.

4 – Sempre busque promoções. É fácil se deslumbrar com um cargo mais pomposo ou um salário mais alto, mas antes de aceitar uma promoção é bom considerar todos os impactos da mudança, incluindo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

É interessante ponderar também se haverá tempo de devotar tempo às tarefas profissionais que dão mais prazer. Aceitar um papel com mais responsabilidade só pelo salário ou pelo prestígio pode minar a satisfação e acelerar a morte da carreira.

5 – Quanto mais certificações, melhor. O mercado é altamente competitivo, razão pela qual alguns profissionais são tentados a buscar cada nova certificação que aparece. Mas essas credenciais só têm valor quando associadas a alguma experiência.

A escolha pelos treinamentos e certificações deve estar de acordo com as atividades de trabalho atuais e aquelas vislumbradas no futuro pelo profissional.

6 – Acima de tudo, impressione o chefe. A reputação do profissional de TI é construída com diversas esferas da organização. Assim, quem atua no setor não deve estar preocupado apenas em agradar o superior, mas deve também manter um bom relacionamento com os profissionais de outras áreas de negócio.

O profissional que ajuda seus pares sempre que possível, sem se desgastar demais, está em vantagem, pois ele tem aliados para os próprios projetos em momento difíceis, de prazos apertados. E o chefe gosta mais de prazos cumpridos do que de reverências.

7 – Seja discreto. O profissional de TI padrão tem medo de ser percebido na organização como fofoqueiro ou de ser desagradável ao tentar a socialização. No entanto, gastar um pouco de tempo todos os dias para manter conexões pessoais com pessoas de toda a companhia é essencial para a saúde da carreira. Relações informais tornam o networking (rede de relacionamento) mais forte e pode abrir novas oportunidades de emprego.

Uma definição resume as dicas: a melhor forma de mostrar à empresa que tem valor é proporcionar resultado. O profissional deve focar nos maiores benefícios que pode trazer ao empregador, sem se preocupar se as pessoas estão enxergando o quão duro você trabalho e o que você alcança. A forma mais interessante de manter a evolução na carreira é deixar um rastro de sucesso consistente.

*Dave Willmer é diretor-executivo da divisão de tecnologia da operação norte-americana da Robert Half
acessado às 15h10 horário de Brasilia.
 
fonte:  CIO

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A era do conhecimento

Max Gehringer


A Era do Conhecimento

domingo, 18 de novembro de 2012

Estatística Incidentes Segurança da Informação Cert.br - 3º Trimestre 2012



O Cert.br (Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança do Brasil) divulgou os dados referentes à estatística de incidentes do 3º trimestre de 2012. As informações não são muito animadoras 82,42% dos ataques reportados tem origem do Brasil.

Todos os itens apontados pela estatística demonstra crescimento referente ao mesmo trimestre em 2011. Vamos ver alguns apontamentos:

Tentativa de Fraudes – cresceram 78%;

Páginas Falsas – crescimento 86% (nesta categoria o phishing representa mais de 50% dos incidentes reportados);

Cavalo de Tróia – aumento de 34%;

Computadores comprometidos – crescimento de 100 vezes referente ao mesmo período de 2011;

Varredura de código malicioso – aumento de 192%.

Quando falamos do assunto phishing o CGI. Br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) percebendo a grande tendência de aumento desta ameaça orientou que provedores de e-mail façam o bloqueio da porta 25 para SMTP, passando trabalhar apenas com a porta 587. Está previsto o término da migração até o final de 2012.

A porta 587 exige a autenticação para envio de e-mails, assim mitigando spams e phishing. Portanto, fiquem atentos as informações para reconfiguração passada pelo seu provedor de e-mail.
Tratando da varredura de código malicioso ainda apresenta-se um número surpreendente, como este tipo de ataque tem por finalidade apenas encontrar futuros alvos cabe a nos preocupar como se encontra as configurações de nossos firewalls e hardenização de nossos servidores. Aqui está a parte que depende do especialista de segurança da informação.
Também vale o especialista de Segurança da Informação conscientizar os usuários de sua responsabilidade sobre as páginas falsas que ainda é um destaque na estatística. Grandes partes destas páginas são referente ao sistema financeiro, fato explicado ao dinheiro que trafega através delas.
Vendo estes dados entendo que temos que fazer a nossa parte para tirar o Brasil da classificação de um dos países mais vulneráveis do mundo.
Cabe aqui também um questionamento: “Quando as empresas vão realmente ter cultura de segurança da informação? Quando vão segregar o núcleo de Segurança da Informação do Departamento de Tecnologia, assim podendo estar em posição estratégica para auditar as tecnologias?”

Fonte: IT Web

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fique atento: temporada de golpes no período de ferias!


Truques mais conhecidos foram listados pela McAfee estão no relatório '12 golpes de Natal'. Muitos são apenas novas versões de scams antigos.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cinco previsoes de seguranca digital para 2013



Fonte:  TechLider

Um levantamento feito pela Norton, Symantec, mostra as 5 previsões de segurança digital para 2013. Dentro deste levantamento, realizado com a equipe da comunidade internacional de segurança da companhia, e o seu time de especialistas de Consumo, o “Ransomware”, foi apontado como o mais novo golpe online, com estimativas de movimentar globalmente mais de US$ 5 milhões por ano.
Nesta descoberta, os cibercriminosos bloqueiam o computador utilizando o software mal-
intencionado e oferecem uma taxa de resgate para desbloqueá-lo. Essa ameaça deverá se tornar uma fonte cada vez mais lucrativa para criminosos digitais.

Além disso, a empresa de segurança também identificou como tendências o crescimento dos golpes ligados às redes sociais, o aumento de crimes virtuais envolvendo plataformas de pagamentos e o desenvolvimento de formas mais agressivas de madwares (malwares para dispositivos móveis).




Leia a matéria na integra clicando AQUI!