quarta-feira, 24 de junho de 2015

VOCÊ ABANDONOU O SEU FILHO NA INTERNET?



Com quem ele conversa, sem que você saiba?
Você sabe o que seu filho faz diante do computador? Sabe como o seu aluno tem perfis nas redes sociais? Com quem eles se comunicam na internet?
Esses são questionamentos levantados por Patrícia Peck Pinheiro, especialista em Direito Digital, que desenvolveu um trabalho sobre “Família Segura”.

Na terça-feira (9), ela conversou com Paulo Henrique Amorim, na sede do Conversa Afiada.

“Navegando [pela internet] sozinho, a criança pode falar com um amigo, um vizinho, um parente ou um pedófilo. E aí pode virar um menor abandonado virtual”, alertou Patrícia.

Na conversa, a especialista falou sobre os riscos que a criança corre ao acessar a rede mundial de computadores que vão desde a venda de drogas pela internet até crimes contra a honra.

Na primeira parte da entrevista, ela dá dicas e recomendações para que a família use corretamente as novas tecnologias e as tornem aliadas e não inimigas.

Fonte: ConversaAfiada

sexta-feira, 19 de junho de 2015

A criptografia no WhatsApp não significa que todas as suas mensagens estão protegidas

Por: 
10 de junho de 2015 às 11:42
Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/

Em novembro, o WhatsApp anunciou que protegeria suas mensagens usando criptografia: isso seria ativado por padrão no Android e chegaria “em breve” ao iOS. Esta poderia ser a maior implementação de criptografia ponta-a-ponta já feita, expandindo-se para 600 milhões de usuários.

Continue lendo aqui: A criptografia no WhatsApp

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Segurança em celulares para crianças


[Crédito da Imagem: ClipArt Microsoft Word]

Os celulares vão dos mais básicos, como aqueles para crianças menores que podem fazer chamadas apenas para números restritos, até smartphones que são essencialmente pequenos computadores e oferecem:
  • Acesso pela Internet a redes sociais como Facebook, assim como a jogos, vídeos e sites de bate-papo com vídeo, programas de TV, música e aplicativos (apps).
  • Uso de câmera e vídeo que são divertidos, mas também oferecem oportunidades para bullies e outros, e permitem tirar e compartilhar fotos ou vídeos provocantes (conhecidos como sexting ).
  • Rastreamento por GPS que permite determinar a localização do telefone - e da criança. Você pode usar este recurso para monitorar onde seus filhos estão, mas se o recurso não for usado com cuidado, outros também poderão localizá-los. Além disso, os smartphones podem marcar uma foto ( marcas de localização ), revelando precisamente onde e quando foi tirada.


Acesse a matéria na integra aqui: Segurança em celulares para crianças
Fonte: www.microsoft.com

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Envio de cartão de crédito não solicitado é prática abusiva sujeita a indenização


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou na última quarta-feira (3) a Súmula 532, para estabelecer que “constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa”.

Leia a matéria na integra aqui: STJ JusBrasil