quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Termos Técnicos


Protocolos:


IP

É um protocolo para redes de comunicação de dados. Ou seja, IP é um conjunto de regras e formatos utilizado em redes em que a comunicação se dá através de pacotes de dados.

Pacote TCP

Protocolo de transferência confiável, com conexão e com controle de fluxo.

Pacote UDP

Protocolo de transferência de mensagens não confiável, com conexão e sem controle de fluxo.

ICMP

È parte do datagrama IP, protocolo para detecção de erros de rede usado por hosts e roteadores.

Proxy

Os servidores de proxy são usados para permitir aos micros de uma rede interna o acesso à Web,e outros serviços mais, no qual ele foi previamente configurado. O proxy é um servidor especial, que roda em uma máquina que pode agir também como se fosse um Firewall, escondendo os computadores da rede interna.

Firewall

Sistema de segurança de rede, cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede. Constituído por equipamentos e softwares orientados a controle de tráfego entre a rede corporativa e a Internet.

Roteadores

Os Roteadores são dispositivos inteligentes de alto nível que permitem que redes individuais, únicas e lógicas se comuniquem entre si, mantendo suas próprias identidades.

• Protege a rede de usuários indesejáveis, restringindo seu acesso aos dados da rede

• Encontra o caminho mais eficiente para enviar os dados ao destino

• Otimiza a largura de banda para alcançar melhor performance

Hardware

Switch

O Switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os Switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

Ping (Packet Internet Group)

- Programa TCP/IP usado para testar o alcance de uma rede, enviando a nós remotos uma requisição e esperando por uma resposta.

Criptografia

- (encriptar) criptografar um arquivo significa convertê-lo num código secreto, para que as informações nele contidas não possam ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.

HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure)

É uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online. A existência na barra de tarefas (normalmente do lado direito) de um cadeado demonstra a certificação de página segura (SSL).

Nas URLs dos sites o início ficaria 'https://'. Geralmente os navegadores mais atuais indicam um site seguro, geralmente atráves das barras de endereço que ficam verde. Consulte a ajuda do seu navegador para mais informações de como ele avisa sobre sites seguros.

Nenhum comentário: