terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Conversa de Elevador



Confidencial?


Impressionante a falta de cuidados com a comunicação que alguns executivos possuem. Nas reuniões com a equipe e com interlocutores externos de confiança muitas vezes escondem informações, passam comunicados fragmentados, evitam explicar situações de risco. Muitas vezes até desqualificam suas próprias equipes de comunicação.

Mas, vejam, basta seguirem pelos elevadores dos prédios onde trabalham ou entrarem nos restaurantes para o café da manhã ou o almoço (nem vou citar happy hour) para falarem dos problemas, das crises, de situações internas da empresa - sem qualquer cuidado. Sem medo de compartilhar informações com a coletividade.
Fui testemunha de dois episódios desses, daí a vontade de escrever. Há mais ou menos seis meses, após uma visita comercial desço pelo elevador e dois diretores tagarelas conversavam sobre um gravíssimo acidente de trabalho ocorrido numa unidade industrial, cuja origem foi a má manutenção das máquinas. Atrás deles um interessado sujeito prestava atenção em cada detalhe. Na sua lapela um button: Reuters - agência internacional de notícias.

Outra situação. Hoje, oito da manhã, cafézinho e pão de queijo, e dois executivos conversam na mesa ao lado: "Essa nova estrutura operacional não vai funcionar. Fulano e beltrano não se entendem e além disso tem apoios políticos diferentes, um é PSDB e outro é PT. E ano que vem a gente vai apoiar quem?"

Bom, a conversa foi além, mas só para vocês sentirem o grau de sensibilidade de um bate papo "inocente" em local público (um simples elevador e uma simples cefeteria) e que deveriam ter mais um pouco de sigilo. Mas que trazem informações que tornam-se públicas por total descuido. Ou melhor, total falta de um media trainning, de um coach com a equipe de comunicação ou mesmo de uma consultoria especializada. Concordam? É isso, aí.

Depois não acusem os jornalistas por eles saberem das últimas e irem investigar as coisas.
 
fonte: http://gaulia.blogspot.com/2009/10/confidencial.html
Encaminhado por: Sr. Mauro Siqueira
CSI - Agradece sua participação