Bom Dia
Prezados Leitores,
A dica de hoje é muito conhecida pelos profissionais da área de tecnologia, por isso vou dedica-la à você usuário de informática em geral.
Antes de continuar, caso não saiba o significado do termo criptografia clique aqui.
Pois bem, agora que você entendeu o significado, porque não utilizar este recurso para proteger as informações pessoais, principalmente as que estão armazenadas em dispositivos móveis como (NoteBook e Pen-Drives) .
Existe um aplicativo muito bom e melhor ainda porque é gratuito (Open source) chamado T r u e C r y p t .
Com ele você poderá criar uma partição virtual e criptografada (protegida) do seu Pen-Drive ou NoteBook, aumentando a segurança dos dados armazenados.
Resumindo, se você perder seu Pen-Drive ou NoteBook, seu prejuízo será apenas o valor do bem pois suas informações pessoais e muitas vezes da sua Empresa não serão acessadas e divulgadas.
É certo que muitos Note/NetBooks saem de fabrica com softwares de criptografia e também recursos de biometria, mas e os Pen-Drives ??
Dúvidas ??
Sinta-se a vontade, post no item comentários abaixo deste,
Até a próxima.
Muito bom o lay-out novo. Parabens, mais clean. O unico porem de criptografar é que se precisar formatar o computador, tem que fazer a descriptografia antes. A nao ser que ainda tenha o softwareque gerou a criptografia em mãos
ResponderExcluirPrimeiramente, muito obrigado por participar e ter gostado do novo visual do Blog :-)
ResponderExcluirSobre seu comentário da criptografia me fez lembrar de uma frase dita em inglês:
"There is no gain without pain", ou seja...
Não existe ganho sem dor (entenda "dor" como sacrifício, esforço).
Já utilizei este software e ele possibilita por exemplo criamos partições ocultas e criptografadas e neste sentido você não precisa criptografar todo seu HD ou seu Pen-Drive.
É possível voce criar uma partição criptografada e ter é claro instalado e salvo o software de decriptografia em outra partição do HD.
Outro recurso interessante que já utilizei é que este software permite, por exemplo, você criar partições falsas com senha de furto.
Ou seja, se alguém solicitar a senha você fornece a senha da partição falsa, onde obviamente você terá apenas armazenado seus dados não confidenciais.
Qualquer dúvida fique a vontade em questionar.
Forte abraço