segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Profissionais ingênuos e que subestimam os riscos, fiquem atento!

Problema ainda afeta usuários e profissionais de TI.

Prezados Leitores,

O assunto que vou tratar hoje teve origem em um e-mail que recebi na semana passada.

Este e-mail eu recebi de um amigo que estava apenas encaminhando outro e-mail de outro amigo dele onde o assunto era “Só repasse, não exclua, por Deus!”.

Sim, trata-se de uma corrente de e-mail, infelizmente ainda muito comum.

A maioria de nós sabe - ou pelo menos deveríamos saber - que e-mails com assuntos apelativos solicitando para repassar, usando o nome de Deus e histórias que comovem são tentativas dos Spamers - quem gera Spam, vide: Spam - de obter endereços de e-mails ou até mesmo ser um Malware / Spyware etc.

Esta é uma questão que envolve o nível de conscientização do usuário (educação digital) que muitas vezes nunca recebeu um treinamento sobre as melhores práticas de utilização tecnológica.

Porém, no caso deste e-mail que recebi todos os envolvidos eram profissionais da área de tecnologia, um desenvolvedor e um consultor de ERP – uma realidade que envergonha a categoria.

E o pior, repassou o e-mail apelativo, com todos os outros e-mails em cópia expostos, e também os dados de sua assinatura: nome completo, telefone, função, departamento e nome da Empresa.

Imagino que estes profissionais ficaram muito sensibilizados com a história do e-mail que dizia que a cada e-mail repassado uma famosa Empresa estaria doando 0,10 centavos para ajudar uma menina conseguir colocar sua prótese, pois não tinha as pernas.

E ainda imagino que estes profissionais ficaram muito orgulhosos em poder contribuir, afinal é muito cômodo utilizar os recursos da Empresa em que trabalha e colocar em risco seus dados e os da Empresa, com apenas um clique de encaminhar.

No meu ponto de vista esta mais do que na hora de amadurecermos profissionalmente, pois atitudes semelhantes à estas não demonstram que você é uma pessoa sensibilizada com os problemas do ser humano, mas demonstram sim que você é mal informado e isca fácil de cair nas armadilhas da Internet.

Se desejar ajudar as pessoas, o melhor a fazer é procurar uma instituição seria de ajuda aos necessitados – e não são poucas as pessoas que precisam – e fazer sua doação sem utilizar e acreditar em e-mails de origem duvidosa nem muito menos utilizar os recursos da Empresa.

Se você é um profissional de Tecnologia e faz isso, pense que seu e-mail com todos seus dados podem ser encaminhados para seu gerente e /ou diretor, afinal é uma corrente e deve ser repassada, concordam?

Mas eu não vou fazer isso, meu objetivo é alertar e não prejudicar!

Obrigado e até breve,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar.
Seu comentário será publicado em breve.

Denilson Barbosa ®