sexta-feira, 9 de abril de 2010

Série Opinião do Autor nrº 1

Prezados Leitores,

Este é o primeiro post de uma série que vou publicar aqui sobre Segurança da Informação.

Meu objetivo é compartilhar  minha experiência e opiniões ajudando:

1º Você estudante na área de Informática ou Tecnologia em busca de mais conhecimento.
2º Sua Empresa interessada na proteção de seu maior Ativo (A Informação).

Ao contrário do que muitas vezes ouvimos em alguns discursos:
"O colaborador é o maior Ativo de uma Empresa".

Afirmo que a Informação é o maior Ativo de uma Empresa.

Isto porque se uma Empresa perder um colaborador responsável por gerar determinada informação outro colaborador deve ter condições de gerar as mesmas informações.

Por outro lado se ocorrer a perda de informação pela saída de um colaborador que concentrava a formula para gerar a informação, então me desculpem, sua Empresa não deu o devido valor para a Informação.

Logo, A Informação é o maior Ativo de uma Empresa !!!
O Colaborador.... o segundo é claro. 

Concordam ?

Comentários são bem vindo e podem ser postados abaixo deste post.

Obrigado,

Denilson Barbosa ®

4 comentários:

  1. "A Informação" é muito importante para que os colaboradores efetuem suas atividades corretamente e devem ser protegidas, sem dúvidas. Mas sem "O Colaborador" para manipular a informação, para operar um sistema, manusear um equipamento, não há uma empresa, nem mesmo aquelas que são compostas apenas pelo seu dono, que neste caso faz também o papel do colaborador. Acho que sua comparação não foi feliz.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Júlio

    Primeiramente agradeço por sua participação.

    A informação é o maior Ativo de uma Empresa e em segundo o colaborador que detem e manipula, conforme você bem lembrou.

    Usando seu exemplo como base, se uma Empresa é composta apenas pelo seu Dono e este tão somente este detem a informação e ocorre uma fatalidade do Dono Falecer.

    Pergunto:

    A Empresa continuará a existir sem a informação que neste caso era tácita (quando a informação estiver armazenada somente na “cabeça” das pessoas) e não era explicita (quando a fonte for essencialmente textual, como, por exemplo, em livros, relatórios, bancos de dados de computador, ou outras mídias acessíveis por qualquer pessoa) ?

    Para exemplificar melhor, imagine outra situação:

    Uma empresa com alto índice de Turnover corre o risco de perda de conhecimento se não tratar as informações tácitas transformando-as em explicita (documentada, armazenada, protegida).

    É neste sentido, que a informação torna-se o Ativo mais importante de uma Empresa.

    Repito... o Colaborador o segundo, é claro !!!

    Obrigado,

    Denilson Barbosa ®

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Denilson,

    Penso da seguinte forma, na ordem:

    1) Clientes
    2) Empresa
    3) Colaboradores
    4) Informação

    Veja que se quebrarmos o 4o item, os outros três permanecem. Já os itens 1 e 2 atuam em conjunto. Sem o 3, não temos a informação.

    É basicamente o seguinte:

    - Uma empresa não existe sem seus clientes
    - Não existe a informação sem que um colaborador possua conhecimento sobre a mesma. Se ela não estiver documentada? E mesmo que esteja, com certeza um colaborador o fez.
    - Sem os clientes, não há informação

    Espero ter ajudado

    []'s

    ResponderExcluir
  4. Bom dia

    Danilo, tudo bem?

    Obrigado por participar,

    Entendi seu raciocínio com relação aos itens que compõem uma Empresa.

    Mas a informação a qual me refiro é o KNOW HOW (Conhecimento) ou seja, receita de bolo que toda Empresa tem e deve preservar com medidas de segurança.

    E sim, são os colaboradores quem possuem o conhecimento para gerar novas informações e promover a evolução da Empresa através da constante renovação destas.

    Porém nunca um cliente deve ter acesso ao Know How de uma Empresa e sim acesso ao resultado deste conhecimento, que é o produto final oferecido para venda.

    Uma Empresa não existe sem seus Clientes, concordo.

    Mas pode deixar de existir se não preservar as próprias informações (Know How), de seus clientes, fornecedores e colaboradores.

    Forte Abraço

    Denilson Barbosa ®

    ResponderExcluir

Obrigado por participar.
Seu comentário será publicado em breve.

Denilson Barbosa ®